Conheça

O GT Infraestrutura é um grupo de trabalho que nasceu em 2012 para facilitar a aprendizagem e compartilhar o conhecimento no âmbito da política energética brasileira.

O tema, sensível e importante, perpassa a agenda estratégica nacional e o próprio plano de desenvolvimento, por isso, o governo e seus técnicos tendem a ser refratários aos movimentos sociais nesse quesito. A alegação, normalmente, inicia no aspecto técnico, pois é uma área que exige um conhecimento mais aprofundado.

Pensando nisso e, com o objetivo de influenciar positivamente no planejamento estratégico e no desenvolvimento do país, algumas organizações começaram a promover uma série de encontros com especialistas da área de produção energética, eficiência energética, do Ministério de Minas e Energia, da Presidência da República, acadêmicos de Universidades e pesquisadores. Aos poucos o GT Infra agregou conhecimento e teve condições de interagir nas propostas do PDE e do PNE de maneira coletiva e organizada. O Plano decenal de energia e Plano Nacional de Energia, respectivamente, compreendem dez anos de horizonte e 30 anos de horizonte.

Hoje, somos 40 organizações socioambientais, além de observadores e cientistas convidados, mas temos convicção que a energia solar e a eólica devem receber maior incentivo e pesquisa por parte do governo.

Um dos nossos desafios é pensar uma infraestrutura de energia e transportes para o Brasil, com viabilidade na prática e com base em planejamento e dados técnicos irrefutáveis. Pensamos numa infraestrutura que integre ciência e tecnologia com foco na sustentabilidade com justiça socioambiental.

A agenda do GT Infra é construída coletivamente por seus membros e nossos canais de comunicação são: lista no Google Groups, um grupo no WhatsApp, que comporta uma coordenação ampliada e nosso site: www.gt-infra.org. Fazemos reuniões presenciais, cerca de quatro por ano, além de seminários e atividades específicas.