Missão, Objetivos e Forma de Atuação

Missão

Contribuir para a democratização e a efetividade de Políticas Públicas de Energia e Infraestrutura, baseadas em princípios de justiça socioambiental.

Objetivos Estratégicos

  1. Potencializar a atuação estratégica das diversas organizações da sociedade civil em relação à política de energia, transportes e grandes projetos de infraestrutura na Amazônia.
  2. Fortalecer tecnicamente as comunidades locais afetadas (ou potencialmente afetadas) por projetos de infraestrutura.
  3. Conquistar o apoio da sociedade/opinião pública para pressionar tomadores de decisão e opinião pública para a relevância dos temas ligados à infraestrutura e à justiça socioambiental.
  4. Contribuir técnica e politicamente sobre processos de tomada de decisão governamentais em planos, programas e grandes projetos de energia e infraestrutura, principalmente, na Amazônia.

Formas de Atuação

Animação de um fórum de organizações da sociedade civil para o intercâmbio, qualificação técnica, reflexão estratégica e articulação de parcerias.

  • Promover o intercâmbio de experiências e informações e contribuir para o debate qualificado sobre os temas de infraestrutura, buscando integrar as esferas local, regional, nacional e pan-amazônico;
  • Interagir e participar de forma qualificada de fóruns, instâncias e redes nacionais;
  • Participar de forma ativa em consultas públicas. E também avançar em discussão de conteúdos em reformas emergentes.

Produção [coordenação], socialização e disseminação de conhecimento técnico.

Promoção de Campanhas de Comunicação para sensibilização da sociedade.

  • Promover a interlocução do GT com a sociedade brasileira e pan-amazônica; especialmente com os veículos de comunicação; com as autoridades governamentais e com diferentes atores sociais envolvidos com a temática de infraestrutura;
  • Apoiar ou promover iniciativas de capacitação, treinamento, educação e disseminação de informação nos temas afetos aos impactos de infraestrutura nas comunidades, buscando a sensibilização e mobilização da sociedade em geral;

Advocacy.

  • Propor e acompanhar a definição de políticas públicas e normas correlacionadas com o planejamento e a implantação de infraestrutura.