Troca de impressões e aprendizados marca primeiro dia de Plenária

Evento continua nesta quinta-feira (26/11), das 14h às 17h30, via Zoom

Com uma proposta de apreciar, celebrar e resgatar os aprendizados e desafios do ano que passou, a Plenária anual do GT Infraestrutura reuniu, na tarde desta quarta-feira (25/11), representantes das organizações-membro do grupo. Realizado pela primeira vez online, o evento possibilitou a troca de impressões e aprendizados de 2020 para definir as linhas gerais do plano de ação para 2021, delineando uma ação mais potente, alinhada e engajada.

Apesar das restrições impostas pela pandemia e dos grandes desafios ambientais, como aumento das queimadas e desmatamento, a avaliação dos participantes foi a de que 2020 foi um ano produtivo e com conquistas importantes para o grupo. “A pandemia nos fez mudar planos e tivemos que aprender a ter paciência. Mas foi um ano de muito esforço, que vem sendo bom, apesar das perdas e da falta de gestão de crise da saúde do governo federal”, observou o secretário executivo do GT infra, Sérgio Guimarães.

Sérgio também destacou as novidades na comunicação, como os seis encontros do Ciclo WebGTInfra, o envio semanal da newsletter e a criação do podcast Infraestrutura Sustentável — o terceiro episódio, com participação do Márcio Santilli, do Instituto Socioambiental (ISA), foi enviado aos participantes como um pano de fundo sobre a conjuntura política nacional e internacional. Ainda não ouviu? Clica aqui.

A campanha Árvore Refugiada, a carta enviada pelas organizações ao BNDES pedindo o fim do financiamento a setores poluentes, a articulação de ações contra a Ferrogrão, as propostas sobre renovação da economia verde e inclusiva, a articulação de uma campanha sobre a hidrelétrica de Castanheira e a vitória contra a grilagem, barrando a MP 910, foram algumas das ações com engajamento do grupo citadas durante o encontro.

Um exercício sugerido pela facilitação permitiu que os participantes do encontro destacassem as ações mais relevantes do ano, pontuando os aprendizados que tiraram do trabalho. Foi construído um documento conjunto com as principais observações, que devem servir para guiar próximas ações, ajudando o GT Infra a ocupar novos espaços, a potencializar o trabalho das suas organizações e a se consolidar como referência na área.

Segundo dia
A Plenária continua nesta quinta-feira (26/11), a partir das 14h. Pela programação, além de resgatar os principais pontos do primeiro dia, o grupo poderá dar sugestões para potencializar o funcionamento do GT infra em 2021 e discutir elementos de governança interna. Também está previsto o início da construção do Plano de Ação 2021.

Compartilhe::

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn