Núcleos Temáticos

Nossos núcleos temáticos são espaços internos, organizados de acordo com os principais eixos do nosso plano estratégico, que visam promover o intercâmbio de informações atualizadas entre membros e parceiros e desempenhar um papel chave de planejamento operacional de estratégias conjuntas.

Como funcionam?

Os núcleos são compostos por entidades membros com atuação sobre o eixo temático. Cada núcleo é coordenado por uma entidade membro do GT com atuação de destaque na área, indicada pela Coordenação Colegiada. Eles se reúnem mensalmente – e sempre que necessário -, mantendo articulação com as rodas de conversa.

Quais são?

Atualmente, trabalhamos com três núcleos-chave. Saiba mais sobre cada um deles abaixo.

Energia

É o núcleo temático mais antigo do GT Infra, e busca trabalhar com estratégias de ação conjunta para uma transformação energética justa, popular, inclusiva e sustentável, por meio de: 1) incidência na política setorial (na fase pré-projetos) para fortalecer instrumentos estratégicos de planejamento que permitem melhores escolhas sob a ótica social, ambiental e econômica; 2) ação preventiva frente às ameaças de projetos previstos de alto risco socioambiental e responsabilização por danos socioambientais de empreendimentos existentes, especialmente no caso de hidrelétricas, petróleo e gás; e 3) apoio à consolidação e ampliação de iniciativas de energia renovável protagonizadas por comunidades locais, com potencial para embasar políticas públicas.

Metas / Indicadores:

Transporte e Logística

Núcleo focado na implementação de um novo paradigma sobre infraestrutura sustentável no setor de transportes por meio de: 1) incidência na política setorial, na fase pré-projetos, para institucionalizar instrumentos estratégicos de planejamento que permitem melhores escolhas sob a ótica social, ambiental e econômica; 2) ação preventiva frente às ameaças de projetos previstos de alto risco socioambiental e responsabilização por danos socioambientais de empreendimentos existentes; e 3) apoio à consolidação e ampliação de iniciativas inovadoras de transporte, protagonizadas por organizações comunitárias, com potencial para embasar políticas públicas.

Metas / Indicadores:

Cidades amazônicas

Núcleo temático mais novo, que tem como objetivo trabalhar a visibilização de questões socioambientais vividas nas cidades amazônicas, debatendo problemas e soluções, com a participação de especialistas, lideranças comunitárias e outros atores chave para a tomada de decisões.

Metas / Indicadores: