Com foco em boas práticas de planejamento e transparência, série de entrevistas discute o impacto das obras de transporte de cargas na biodiversidade e na cultura dos territórios brasileiros
O podcast Diálogos para o Desenvolvimento e a Infraestrutura que Queremos, do Grupo de Trabalho Infraestrutura e Justiça Ambiental (GT Infra), estreia nesta quarta-feira (9) trazendo uma discussão aprofundada sobre o planejamento de obras de infraestrutura de transportes no Brasil. A série de dez entrevistas com especialistas e lideranças faz parte de um projeto voltado a estimular reflexões e ampliar a participação da sociedade nas decisões desse tema. Cada episódio estará disponível, semanalmente, no spotify, e também será reproduzido em parceria com a Rede de Notícias da Amazônia (RNA) a partir de quinta-feira (10).
Ouça aqui o Ep1- O planejamento de infraestrutura de transportes de cargas no Brasil.
Nas entrevistas, especialistas e lideranças discutem criticamente o modelo atual de planejamento, questionando a falta de transparência e a ausência de participação social nos processos decisórios. O podcast também traz análises sobre os interesses por trás das grandes obras e os impactos dessas escolhas para a Amazônia e outras regiões sensíveis, além de casos emblemáticos de obras de infraestrutura que não só não trouxeram os benefícios prometidos, como provocaram mais impactos do que o previsto.
O programa também oferece um olhar para soluções concretas, explorando experiências bem-sucedidas, como o uso de protocolos de consulta, e discutindo alternativas para um planejamento mais eficiente e sustentável, incluindo no debate o Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050) como ferramenta de participação social para decisões que vão impactar o desenvolvimento da região. A série também aborda o mecanismo de Consulta Livre, Prévia e Informada, essencial para garantir que comunidades tradicionais sejam ouvidas antes da implementação de grandes projetos.
“Participar do processo de planejamento de infraestrutura parece um bicho de sete cabeças, mas não é. No podcast recebemos lideranças comunitárias, organizações sociais e especialistas no tema para simplificar a linguagem e mostrar os caminhos para uma participação efetiva da sociedade na escolha e construção de seu futuro”, explica o apresentador Claudio de Oliveira.
A arte do podcast foi desenvolvida pela artista Carina, Horopakó, do povo Desana (@horopako).
Confira mais sobre o tema acompanhando o GT Infra pelas redes sociais @gtinfraestrutura.