Aviso de Processo Seletivo

Contratação de Assessor Técnico – Política de Transportes

1.  Contextualização 

O GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental – GT Infra – (https://gt-infra.org.br/) – rede de organizações da sociedade civil brasileira – e o Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA (https://energiaeambiente.org.br/) estão desenvolvendo um projeto, em conjunto com parceiros, voltada para promover melhorias estruturantes em instrumentos e processos de tomada de decisão sobre a infraestrutura de transportes, abordando questões de governança territorial, direitos socioambientais e viabilização de alternativas a corredores logísticos de transporte de mercadorias na Amazônia.”

2.  Objeto da Contratação 

O IEMA, como administrador do projeto, contratará serviços especializados de assessoria técnica em políticas e projetos de transporte para apoiar a Secretaria Executiva do GT Infra no âmbito do projeto “Fortalecimento da Governança Participativa para Infraestrutura Sustentável, Inclusiva e Resiliente na Amazônia”. 

A contratação ocorrerá na modalidade de consultoria externa, como Pessoa Jurídica (PJ).

3.  Atividades e Produtos

As principais atividades a serem exercidas incluem:

  1. Levantamento e sistematização de informações sobre a situação dos projetos de alto risco em andamento no âmbito de instituições responsáveis pelo planejamento do setor, licenciamento e financiamento, e seu compartilhamento e membros da equipe do projeto e parceiros, inclusive para a manutenção de bases de dados e mapeamento de empreendimentos;
  2. Coleta de insumos para subsidiar a elaboração de notas técnicas pelo IEMA e GT Infra;
  3. Subsidiar trabalhos analíticos que conectam evidências de estudos de caso com propostas para mudanças estruturantes entre políticas públicas;
  4. Apoiar a elaboração de material didático, nos aspectos de conteúdo de políticas públicas; e
  5. Contribuir para a organização de discussões internas no GT Infra, assim como espaços de diálogo e debate com o poder público sobre mudanças estruturantes entre políticas de transporte, contando com a participação de parceiros de territórios amazônicos.

4.   Período de contratação

O período de contratação será de 12 meses, a partir de outubro de 2024, com possibilidade de renovação por até mais dois anos.

5.  Perfil do profissional responsável pelo trabalho

O profissional a ser contratado deve ter formação de, no mínimo, nível de graduação (de preferência Mestrado) em Geografia, Ciências Políticas ou outra área afim. Deve ter, no mínimo, três anos de experiência sobre a temática de políticas de transporte e suas interfaces com direitos socioambientais e governança territorial. Preferência para candidatos com experiência de pesquisa na região amazônica e atuação com movimentos sociais em trabalhos afins.

Será importante a disponibilidade para viagens e atividades de trabalho; conhecimentos de informática, inclusive ferramentas de MS Office ou equivalente; plataformas colaborativas on-line (planilhas, apresentações, documentos, gestão de arquivos, conferências online, entre outros); e dispor de equipamento próprio (computador) para as atividades.

O IEMA e o GT Infraestrutura valorizam a diversidade na composição de suas equipes e não coadunam com práticas de discriminação de qualquer natureza (gênero, raça, idade, orientação sexual). São especialmente bem-vindas candidaturas de mulheres e de pessoas negras ou indígenas.

6.   Processo de inscrição

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem enviar o currículo vitae (CV), uma breve carta explicativa sobre motivação para concorrer ao cargo,  pretensão salarial, e duas referências profissionais (com informações de contato) para o e-mail brent.millikan@gmail.com com cópia para monica@energiaeambiente.org.br. Informar na linha do assunto “ASSESSOR_TRANSPORTES_IEMA-GT INFRA_2024Moore”.

Prazo para inscrições:  04/10/2024 (até 23h59)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn