Roda de conversa no IV Fórum Internacional sobre a Amazônia promove debate sobre infraestrutura e justiça socioambiental na região

Encontro reuniu especialistas, organizações da sociedade civil e representantes do poder público para debater os impactos e alternativas às grandes obras na Amazônia.


Na última quinta quinta-feira (12), foi realizada a roda de conversa
“Infraestrutura, Governança e Justiça Socioambiental na Amazônia: Oportunidades, Ameaças e Desafios”, no Anfiteatro 09 do ICC Sul (Minhocão), no campus da Universidade de Brasília (UnB). A atividade integrou a programação do IV Fórum Internacional sobre a Amazônia (FIA) e foi coorganizada pelo Grupo de Trabalho Infraestrutura e Justiça Socioambiental (GT Infra), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Fórum Social Panamazônico (FOSPA) e Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS).

O debate foi foi transmitido ao vivo. Veja, abaixo:

 

A atividade teve como objetivo qualificar o debate público sobre os desafios e experiências que apontam caminhos para um novo paradigma de infraestrutura sustentável, inclusiva e resiliente na Amazônia. Entre elas, iniciativas como o 6º Plano de Ação da Parceria para Governo Aberto (PGA) e o processo de elaboração do Plano Nacional de Logística (PNL 2050).

O evento também abordou os riscos socioambientais decorrentes da manutenção de um modelo baseado em grandes obras de alto impacto, como a Ferrogrão (EF-170), a derrocagem do Pedral do Lourenção, obras de dragagem no rio Tocantins e a possível exploração de petróleo e gás na Foz do Amazonas. No campo legislativo, propostas como o Projeto de Lei nº 2.159/2021, conhecido como “PL da Devastação”, também foram apontados como ameaças adicionais à integridade socioambiental da região.

Inserido na programação do IV Fórum Internacional sobre a Amazônia (FIA), o encontro integrou um esforço coletivo para reunir diferentes perspectivas sobre a realidade amazônica. O FIA visa ampliar o conhecimento científico e valorizar os saberes populares, promovendo o diálogo entre academia, movimentos sociais, poder público e organizações da sociedade civil de diversos estados e países da Pan-Amazônia.

Site: https://neaz.unb.br/4fia/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn